segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Greenpeace distribui água radioativa em Brasília


E quem disse que o Greenpeace não está mandando ver?
Dia 15 de Dezembro, em Brasília, um ativista do Greenpeace, vestido de 'garçom-caveira' ofereceu ao nosso Ministro do Meio Ambiente (Carlos Minc) e ao Ministro da Ciência e Tecnologia (Sérgio Rezende) garrafas contendo água contaminada por Urânio.
A ação foi uma forma de chamar atenção e cobrar uma atitude do governo com relação ao fato de que esta água (que estava sendo consumida pela população de Caetité, no sudoeste da Bahia) sofria, segundo o site do Greenpeace, "influência direta da mina de urânio operada pela estatal Indústrias Nucleares Brasileiras (INB) e apresentava concentrações do mineral radioativo até sete vezes acima dos limites da Organização Mundial de Saúde (OMS)".
Em novembro - após a denúncia por parte do Greenpeace - foi realizada uma audiência pública para tratar do caso: "o Ministério Público Federal determinou que uma auditoria independente fosse realizada para esclarecer a origem e a extensão da contaminação e os outros problemas relacionados à INB."
Como não houvera ação por parte do governo até então, “Viemos cobrar medidas do governo federal, que ainda não se pronunciou a respeito da contaminação da água por urânio em Caetité”, afirmou Rebeca Lerer, coordenadora da campanha de energia nuclear do Greenpeace.
Já a INB nega qualquer responsabilidade sobre o caso.

É, o Greenpeace nunca deixa esse tipo de assunto para menos.
E eu sei que há muitas pessoas que não concordam com a forma que o Greenpeace age - eu mesma os acho um tanto quanto radicais às vezes. Mas há casos em que é necessário se chamar atenção para que uma atitude seja tomada - e quem melhor que o Greenpeace para fazer isso?
Vou deixar um lik para vídeo da audiência pública, para aqueles que quiserem se informar mais sobre o assunto:

Audiência pública para tratar do caso Caetité

Leia Mais…

sábado, 27 de dezembro de 2008

Living Planet Report (Relatório Planeta Vivo)

É, voltando com a corda toda! Dois posts novos quase no mesmo dia. :D
Como eu fiquei muito tempo sem escrever, há muita coisa a ser falada.
Por exemplo: o Relatório 'Planeta Vivo', publicação bianual da WWF. Lançado em Outubro, esta é a sétima ediação do relatório, que segundo o site da rede, "traz dois indicadores da saúde da Terra. Um deles é o Índice Planeta Vivo, que reflete o estado dos ecossistemas do planeta. (...) O outro índice medido no relatório Planeta Vivo é a Pegada Ecológica, que evidencia a extensão e o tipo de demanda humana por recursos naturais e sua pressão sobre os ecossistemas.".
Uma informação alarmante trazida pelo estudo é a de que os recursos naturais do planeta devem entrar em colapso a partir de 2030 - o que deve acontecer quando a demanda pelos mesmos for maior do que o planeta pode oferecer.
Segue aqui:

Sumário para a imprensa do relatório 'Planeta Vivo'
'Living Planet Report' (Versão na íntegra, em inglês)

A pergunta então é: O que eu tenho a ver com isso? e O que é que eu posso fazer a respeito?
O próprio site da WWF tem um ótimo artigo sobre como reduzir o nosso déficit ecológico.
Como é um estudo razoavelmente longo para ser postado em um post de blog, vou encaminhar o link (E não fiquem com preguiça de ler! Não é tão grande assim e faz toda a diferença!).

Como reduzir nosso défict ecológico, pelo site da WWF Brasil

No artigo podemos ter uma noção básica do que comprar, onde comprar e quanto comprar.
Adquirir produtos produzidos de forma sustentável já ajuda bastante.
Então que tal fazermos a nossa parte?
Por enquanto, é só isso.
Deixarei um link também para a página da WWF Brasil (que é bastante bom - vale a pena visitar freqüentemente!), onde há um esclarecimento sobre o que é toda essa coisa de 'déficit ecológico' e outros vocábulários muito usados nesse tipo de discussão.

'O que tudo isso significa?', pelo site da WWF Brasil



(Banner do Living Planet Report de 2006)

Leia Mais…

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Pense de Novo

É, eu sei que faz bastante tempo desde a última postagem. Mas é um blog novo e a faculdade às vezes acaba consumindo demais uma pessoa... Mas nada que não possa ser consertado, não é?
Então vou parar com a conversa fiada e já começar com uma dica mais light e bastante 'fofinha', se pudermos colocar assim.
Acontece que a WWF (World Wide Fund for Nature - Ou, na tradução, algo como Fundo Mundial para a Natureza) lançou recentemente um vídeo chamado 'Pense de Novo'. Não é tão dramático quanto um dos últimos vídeos do Greenpeace, sobre Mudanças Climáticas. E, sim, eu admito que gostei bastante do vídeo do Greenpeace - ele é bastante acusativo, mas a quem estamos tentando enganar? Fomos nós que realmente trouxemos isso para nós mesmos. Mas acusações não vêm ao caso, uma vez que esse blog tem em vista provocar uma mudança de atitudes em prol do planeta e da humanidade (em todos os sentidos da palavra).
Voltando ao vídeo da WWF (finalmente!), temos uma produção de 1 minuto apenas, bastante lúdica e quase infantil, mas que mostra algumas formas bem simples de se economizar nossos recursos naturais (e até mesmo nosso dinheiro!). Vale a pena assistir, refletir, divulgar e por último, mas nem um pouco menos importante, adotar as medidas!
Então, para concluir este post de retorno, vai a frase final do 'Pense de Novo':
Conserve seu planeta. Ainda dá tempo.





Vídeo 'Pense de Novo', da WWF, no Youtube
Vídeo 'Mudanças Climáticas' do Greenpeace no Youtube

Leia Mais…